Os alunos do 3.º
Ano/EM, da Escola Professora Juvenília Ferreira dos Santos, realizaram uma
excursão para o parque Hopi Hari na cidade de Vinhedo, em São Paulo. A viagem
faz parte de um plano de aprendizado idealizado pelo professor de história
Marcos Antônio Vitoria Junior, envolvendo as disciplinas de Matemática, Física
Geografia e História, conciliando o conteúdo apresentado em sala com a
diversão.
Através dos
brinquedos, equipamentos e áreas temáticas presentes no parque, os estudantes
aprenderam um pouco mais sobre:
·
Funções,
estatística e gráficos.
·
Força
e energia atuantes
·
Importância
geopolítica do parque para o turismo e geração de emprego para a micro e
mesorregião de Campinas.
·
Visita
as áreas temáticas do parque que recriam locais
históricos (Europa, Antigo Egito, e Velho Oeste Americano).
JUSTIFICATIVA
Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo,[1] interior do estado de São Paulo. O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, é considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina e foi projetado como um país fictício, com presidente, capital, idioma próprio, entre outras características, com seus funcionários sendo os habitantes
Pensando nisso, iremos explorar o parque
entendendo conceitos da física aplicada na prática, nos brinquedos, observando
a importância a importância do turismo local para a cidade e região, e observando
as áreas temáticas do parque, em “Kaminda Mundi”
os alunos serão transportados para a Europa
renascentista, na área “Mistieri” vão se sentir no Egito Antigo, e em “Wild
West”, reviveram os tempos do velho oeste norte-americano. O projeto possibilitará
a integração de disciplinas que compõem a grade curricular do 3º ano e levará
nossos estudantes reconhecerem a conhecer o parque de um modo integrativo.
Além disso, terão a oportunidade de perceber que a exploração turística do local, de maneira, é uma importante fonte de conhecimento e geração de renda para a região.
ETAPAS
1,0 |
Postura do aluno durante o trabalho de
campo |
1,0 |
Atendimento à proposta |
1,0 |
Qualidade das imagens/fotografias, dos
textos em relação ao conteúdo, estética e adequação de
linguagem. Criatividade na elaboração e apresentação. (do jornal e da
mostra fotográfica)
|
·
Aula
teórica de Física sobre energia mecânica, potencial e cinética, aplicada na
principal atração do parque, que é a montanha russa Montezuma. Depois da aula
eles responderão algumas questões e posteriormente vão para o brinquedo,
comprovar a energia aplicada na prática, entendendo o conceito das funções
quadráticas e exponenciais, ao transformar os movimentos dos brinquedos em
funções. Além disso, farão um trabalho relacionado à estatística, comparando os
preços, a alimentação, as filas e o tempo médio das atrações. Ao final, o
relatório será transformado em gráficos.
·
Aula
teórica de Geografia sobre a importância do turismo que gira em torno do
parque, para a geração de renda e emprego na mesorregião. Após isso os alunos
vão observar e registrar a quantidade de turistas e excursões no parque, bem
como a quantidade de funcionários no parque, que demonstra a geração de
empregos diretos.
·
Aula
teórica de História sobre o Antigo Egito, Revolução Francesa e Guerra Civil
Americana. Depois os alunos deverão visitar as áreas temáticas destes temas
presentes no parque, registrando através de fotos e anotações os cenários e
informações escritas que julgarem ser referentes ao conteúdo estudado.
OBJETIVOS GERAIS
· Proporcionar a interação entre professores, funcionários e estudantes;
·
Viabilizar a troca de experiências por meio
de conhecimentos prévios entre os alunos;
·
Propiciar um trabalho multidisciplinar a
partir do tema integrador “Visita ao Hopi Hari”;
·
Identificar as características do ambiente;
·
Observar conceitos estudados em sala de aula
na prática
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Identificar as formas planas e espaciais no conjunto
arquitetônico do parque;
● Verificar a simetria nas esculturas e atrações, bem
como analisar proporção.
● Efetuar cálculos de proporcionalidade para a construção
de maquetes e projetos;
● Reconhecer as características físicas e ambientais da
macro e mesorregião de Campinas
● Relacionar as formas de apropriação do espaço urbano
pelo homem e suas consequências;
● Analisar a área temática Kaminda Mundi e relaciona-la
com a revolução Inglesa e Francesa;
● Observar a área temática Mistieri,
e relaciona-la com as civilizações antigas, Egito e Mesopotâmia;
● Visitar a área temática de “Wild West” relacionando-a com a Guerra de Secessão e a Marcha para o Oeste
● Produzir textos informativos e produções fotográficas;
● Identificar as formas de exploração turística da
região;
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
Este trabalho deverá ser realizado em grupos de 5 ou 6 integrantes e consiste em apresentar os objetivos específicos acima para os demais estudantes da escola em forma de dados, através de registros fotográficos e produções de texto, expondo esse trabalho em forma de exposições fotográficas coletivas, palestras, ou produções textuais para os demais estudantes e comunidade escolar.
TRABALHO DE CAMPO
No trabalho de campo os alunos serão acompanhados por monitores e guias da empresa contratada, além de funcionários e professores da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos. Os alunos deverão estar devidamente uniformizados.
Material necessário:
· Papel e lápis;
·
Fitas métricas ou trenas;
·
Prancheta;
·
Máquina fotográfica ou celular com câmera.
Para a proposta escrita:
ü Anotar informações importantes dadas pelos guias;
ü Registrar informações observadas no local;
ü Registrar o ambiente a partir de fotografias.
ü Observar Aspectos do relevo, da vegetação e das formações
onde o parque foi construído e do entorno;
ELABORAÇÃO DO TRABALHO
Organização:
A valorização do processo de produção com a verificação
de:
·
Diferentes gêneros textuais;
·
Diferentes funções e níveis de linguagem
presentes;
·
Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e
interdisciplinar;
·
Estratégias que ajudem a firmar a identidade
dos alunos.
·
Registros fotográficos com temas
diferenciados, dentro do proposto, captados pelos estudantes durante as
visitas.
·
Anotações feitas durante as visitas.
Passo a Passo:
1- Analisar com os colegas uma das formas
propostas para apresentar o que foi adquirido de conhecimento no trabalho de
campo a comunidade escolar.
Para a palestra,
serão apresentados os trabalhos em forma de textos:
a) Na apresentação o título aparece em destaque. Frases
curtas que marcam passagens importantes do texto, também serão destacadas;
b) Além dos textos, os palestrantes deverão apresentar
também imagens (fotografias ou ilustrações).
Para grupos que
optarem pela exposição de fotografias captadas durante as visitações:
a) Escolher as melhores imagens;
b) Editá-las para tirar algum problema que possa
interferir na qualidade imagética;
c) Imprimi-las ou revelá-las;
d) Prepará-las colando-as em papel A4 preto;
e) Separar as imagens por temas para organização na
exposição:
f) Elaborar um texto que exponha as obras de forma
iconográfica e iconológica como abertura da exposição
2- Definir com os colegas do grupo quais assuntos
serão apresentados para a comunidade escolar, organizando-os em uma pauta.
3- Distribuir as tarefas: o ideal é que cada
membro do grupo seja responsável por um tópico, porém todos deverão revisá-la.
4- Fazer um levantamento de tudo o que for preciso
para elaborar a matéria ou amostra
fotográfica pela qual é responsável: textos, dados, datas, gráficos etc..
5- Pesquisar em livros, jornais, revistas e sites
da internet, os temas selecionados e organizar as informações reunidas. Em caso
de necessidade de cópia de algum trecho dos textos pesquisados, é indispensável
o uso de aspas e a citação da fonte.
6- Selecionar fotos ou imagens que poderão ser
inseridas na sua matéria ou mostra fotográfica. No caso da matéria, é possível
também incluir charges ou caricaturas. Lembrando-se de que as imagens precisam
estar relacionadas ao conteúdo do texto.
AVALIAÇÃO
O trabalho deverá ser apresentado na escola após retorno da viagem, em data a ser estipulada pelo professor organizador do projeto.
Todos os
professores farão a correção de acordo com os critérios estabelecidos pela
Supervisão Pedagógica.
O trabalho será avaliado de acordo com a distribuição de
notas abaixo:
Distribuição de Pontos Conteúdo a ser Avaliado
A nota final do trabalho será a média de todas as notas dadas pelos professores.
BIBLIOGRAFIA
SERWAY, Raymond A.; JEWEET JR., John W. Física para cientistas e engenheiros – volume 1: mecânica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
IEZZI, Gelson; MURAkAMI, Carlos. Fundamentos da Matemática Elementar, Volume 1, Funções. São Paulo: Editora Atual, 8ª Edição, 2004
IEZZI, G.; DOLCE. O.; et al.Matemática: Ciência e Aplicações. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010
NOGUEIRA, Carmen Regina Dorneles. Turismo, Integração e Desenvolvimento Regional. Espaço, Turismo e Desenvolvimento. Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia. – Ano 3, nº 1. Brasília: Unb, 2000.
HARVEY, D. A Produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005
TRAUNECKER, C. Os deuses do Egito. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.
Pedra de Palermo. In: ARAÚJO, L. M. de (Dir.). Dicionário do antigo Egipto. Lisboa: Editorial Caminho, 2001. p. 667-668.
VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa: 1789-1799. São Paulo: Editora da Unesp, 2012.
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