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sexta-feira, 8 de setembro de 2023

PORTFÓLIO 2023 - VISITA DOS 3º ANOS AO HOPI HARI

 




Os alunos do 3.º Ano/EM, da Escola Professora Juvenília Ferreira dos Santos, realizaram uma excursão para o parque Hopi Hari na cidade de Vinhedo, em São Paulo. A viagem faz parte de um plano de aprendizado idealizado pelo professor de história Marcos Antônio Vitoria Junior, envolvendo as disciplinas de Matemática, Física Geografia e História, conciliando o conteúdo apresentado em sala com a diversão.

Através dos brinquedos, equipamentos e áreas temáticas presentes no parque, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre:

 

·      Funções, estatística e gráficos.

·      Força e energia atuantes

·      Importância geopolítica do parque para o turismo e geração de emprego para a micro e mesorregião  de Campinas.

·      Visita as áreas temáticas do parque que recriam locais históricos (Europa, Antigo Egito, e Velho Oeste Americano).

 JUSTIFICATIVA

             Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo,[1] interior do estado de São Paulo. O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, é considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina e foi projetado como um país fictício, com presidente, capital, idioma próprio, entre outras características, com seus funcionários sendo os habitantes

Pensando nisso, iremos explorar o parque entendendo conceitos da física aplicada na prática, nos brinquedos, observando a importância a importância do turismo local para a cidade e região, e observando as áreas temáticas do parque, em “Kaminda Mundi” os alunos serão transportados para a Europa renascentista, na área “Mistieri” vão se sentir no Egito Antigo, e em “Wild West”, reviveram os tempos do velho oeste norte-americano. O projeto possibilitará a integração de disciplinas que compõem a grade curricular do 3º ano e levará nossos estudantes reconhecerem a conhecer o parque de um modo integrativo.

Além disso, terão a oportunidade de perceber que a exploração turística do local, de maneira, é uma importante fonte de conhecimento e geração de renda para a região.


ETAPAS

1,0

Postura do aluno durante o trabalho de campo

1,0

Atendimento à proposta

1,0

Qualidade das imagens/fotografias, dos textos em relação ao

conteúdo, estética e adequação de linguagem. Criatividade na

elaboração e apresentação. (do jornal e da mostra fotográfica)

 

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da física – volume 1. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2014.

 

·      Aula teórica de Física sobre energia mecânica, potencial e cinética, aplicada na principal atração do parque, que é a montanha russa Montezuma. Depois da aula eles responderão algumas questões e posteriormente vão para o brinquedo, comprovar a energia aplicada na prática, entendendo o conceito das funções quadráticas e exponenciais, ao transformar os movimentos dos brinquedos em funções. Além disso, farão um trabalho relacionado à estatística, comparando os preços, a alimentação, as filas  e o tempo médio das atrações. Ao final, o relatório será transformado em gráficos.

·      Aula teórica de Geografia sobre a importância do turismo que gira em torno do parque, para a geração de renda e emprego na mesorregião. Após isso os alunos vão observar e registrar a quantidade de turistas e excursões no parque, bem como a quantidade de funcionários no parque, que demonstra a geração de empregos diretos.

·      Aula teórica de História sobre o Antigo Egito, Revolução Francesa e Guerra Civil Americana. Depois os alunos deverão visitar as áreas temáticas destes temas presentes no parque, registrando através de fotos e anotações os cenários e informações escritas que julgarem ser referentes ao conteúdo estudado.

 OBJETIVOS GERAIS

·      Proporcionar a interação entre professores, funcionários e estudantes;

·      Viabilizar a troca de experiências por meio de conhecimentos prévios entre os alunos;

·      Propiciar um trabalho multidisciplinar a partir do tema integrador “Visita ao Hopi Hari”;

·      Identificar as características do ambiente;

·      Observar conceitos estudados em sala de aula na prática

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

● Identificar as formas planas e espaciais no conjunto arquitetônico do parque;

● Verificar a simetria nas esculturas e atrações, bem como analisar proporção.

● Efetuar cálculos de proporcionalidade para a construção de maquetes e projetos;

● Reconhecer as características físicas e ambientais da macro e mesorregião de Campinas

● Relacionar as formas de apropriação do espaço urbano pelo homem e suas consequências;

● Analisar a área temática Kaminda Mundi e relaciona-la com a revolução Inglesa e Francesa;

● Observar a área temática Mistieri, e relaciona-la com as civilizações antigas, Egito e Mesopotâmia;

● Visitar a área temática de “Wild West” relacionando-a com a Guerra de Secessão e a Marcha para o Oeste

● Produzir textos informativos e produções fotográficas;

● Identificar as formas de exploração turística da região;

 ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO

Este trabalho deverá ser realizado em grupos de 5 ou 6 integrantes e consiste em apresentar os objetivos específicos acima para os demais estudantes da escola em forma de dados, através de registros fotográficos e produções de texto, expondo esse trabalho em forma de exposições fotográficas coletivas, palestras, ou produções textuais para os demais estudantes e comunidade escolar.

TRABALHO DE CAMPO

 No trabalho de campo os alunos serão acompanhados por monitores e guias da empresa contratada, além de funcionários e professores da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos. Os alunos deverão estar devidamente uniformizados.

 Material necessário:

·           Papel e lápis;

·           Fitas métricas ou trenas;

·           Prancheta;

·           Máquina fotográfica ou celular com câmera.

 Para a proposta escrita:

ü  Anotar informações importantes dadas pelos guias;

ü  Registrar informações observadas no local;

ü  Registrar o ambiente a partir de fotografias.

ü  Observar Aspectos do relevo, da vegetação e das formações onde o parque foi construído e do entorno;

 ELABORAÇÃO DO TRABALHO

 

Organização:

 

A valorização do processo de produção com a verificação de:

 

·           Diferentes gêneros textuais;

·           Diferentes funções e níveis de linguagem presentes;

·           Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar;

·           Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.

·           Registros fotográficos com temas diferenciados, dentro do proposto, captados pelos estudantes durante as visitas.

·           Anotações feitas durante as visitas.

 

Passo a Passo:

 

1- Analisar com os colegas uma das formas propostas para apresentar o que foi adquirido de conhecimento no trabalho de campo a comunidade escolar.

 

Para a palestra, serão apresentados os trabalhos em forma de textos:

 

a) Na apresentação o título aparece em destaque. Frases curtas que marcam passagens importantes do texto, também serão destacadas;

b) Além dos textos, os palestrantes deverão apresentar também imagens (fotografias ou ilustrações).

 

Para grupos que optarem pela exposição de fotografias captadas durante as visitações:

 

a) Escolher as melhores imagens;

b) Editá-las para tirar algum problema que possa interferir na qualidade imagética;

c) Imprimi-las ou revelá-las;

d) Prepará-las colando-as em papel A4 preto;

e) Separar as imagens por temas para organização na exposição:

f) Elaborar um texto que exponha as obras de forma iconográfica e iconológica como abertura da exposição

 

2- Definir com os colegas do grupo quais assuntos serão apresentados para a comunidade escolar, organizando-os em uma pauta.

 

3- Distribuir as tarefas: o ideal é que cada membro do grupo seja responsável por um tópico, porém todos deverão revisá-la.

 

4- Fazer um levantamento de tudo o que for preciso para elaborar a matéria  ou amostra fotográfica pela qual é responsável: textos, dados, datas, gráficos etc..

 

5- Pesquisar em livros, jornais, revistas e sites da internet, os temas selecionados e organizar as informações reunidas. Em caso de necessidade de cópia de algum trecho dos textos pesquisados, é indispensável o uso de aspas e a citação da fonte.

 

6- Selecionar fotos ou imagens que poderão ser inseridas na sua matéria ou mostra fotográfica. No caso da matéria, é possível também incluir charges ou caricaturas. Lembrando-se de que as imagens precisam estar relacionadas ao conteúdo do texto.

 

 AVALIAÇÃO

 

O trabalho deverá ser apresentado na escola após retorno da viagem, em data a ser estipulada pelo professor organizador do projeto.

Todos os professores farão a correção de acordo com os critérios estabelecidos pela Supervisão Pedagógica.

 

O trabalho será avaliado de acordo com a distribuição de notas abaixo:

 

Distribuição de Pontos Conteúdo a ser Avaliado

 A nota final do trabalho será a média de todas as notas dadas pelos professores.

BIBLIOGRAFIA

 SERWAY, Raymond A.; JEWEET JR., John W. Física para cientistas e engenheiros – volume 1: mecânica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

 IEZZI, Gelson; MURAkAMI, Carlos. Fundamentos da Matemática Elementar, Volume 1, Funções. São Paulo: Editora Atual, 8ª Edição, 2004

 IEZZI, G.; DOLCE. O.; et al.Matemática: Ciência e Aplicações. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010

 NOGUEIRA, Carmen Regina Dorneles. Turismo, Integração e Desenvolvimento Regional. Espaço, Turismo e Desenvolvimento. Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia. – Ano 3, nº 1. Brasília: Unb, 2000.

 HARVEY, D. A Produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005

 TRAUNECKER, C. Os deuses do Egito. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

Pedra de Palermo. In: ARAÚJO, L. M. de (Dir.). Dicionário do antigo Egipto. Lisboa: Editorial Caminho, 2001. p. 667-668.

 VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa: 1789-1799. São Paulo: Editora da Unesp, 2012.

 HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. Europa, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007 (1977).

 AMEUR, Farid. Guerra da Secessão. Porto Alegre: L&PM, 2010.

IMAGENS👇👇👇



















 



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