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terça-feira, 6 de junho de 2023

PORTFÓLIO 2023 - JURI SIMULADO DOM CASMURRO - O JULGAMENTO DE CAPITU


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUVENÍLIA FERREIRA DOS SANTOS

 


Projeto Júri Simulado

 

Livro: Dom Casmurro de Machado de Assis

Professores: Ana Paula Vilela, Letícia, Maira, Marcelino.


Projeto Júri Simulado

Introdução

A proposta da realização no 2º bimestre do projeto Júri Simulado surge pelo reconhecimento do potencial educativo do mesmo relacionando o livro Dom Casmurro de Machado de Assis que traz o suposto adultério da personagem Capitu dividindo opiniões e assim permitindo que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando no processo de construção e desconstrução de conceitos.

Justificativa:

O Projeto Júri Simulado é uma estratégia de ensino a ser adotada para a reprodução de uma situação em que são apresentados argumentos de defesa e de acusação para análise de um determinado problema. Os estudantes são reunidos em grupos e seus papéis são previamente distribuídos dentro dos casos trabalhados.

Para PIAGET, o educando é o construtor do próprio conhecimento. Neste contexto, o educador deve se colocar na posição de mediador da relação educador-objeto de conhecimento, de um facilitador da aprendizagem. Apreende-se fazendo, refazendo, recomeçando e assim incentiva-se protagonismo estudantil, tornando assim este projeto justificado.

 

Objetivos:

Os objetivos do projeto Júri Simulado são:

Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido.

Simular um tribunal judiciário.

Levantar de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate.

Estruturar argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes.

Fomentar a participação, ética e crítica e desenvolvendo uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

Competências e habilidades da BNCC

Competências gerais da Educação Básica

Competência 1.

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Competência 7.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Competência 3.

Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

Habilidades de Linguagens

(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na

recepção, considerando a construção composicional e o estilo do gênero,

usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que

contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e

organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-

discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução;

definição/exemplos etc.).

(EM13LP04) Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar,

sustentar e qualificar posicionamentos e para construir e referendar explicações e relatos,

fazendo uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.

(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os

movimentos argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua

força e eficácia, e posicionar-se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados,

recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.

(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da

escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição

de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso

crítico da língua.

ETAPAS:

O Projeto Júri Simulado será realizado com todas as turmas do primeiro ano regular desta instituição.

Haverá uma etapa classificatória de debates em sala de aula, após esta etapa duas turmas serão selecionadas para debaterem no anfiteatro da escola. Aos vencedores será concedido a premiação de medalhas e um lanche especial.

 RECURSOS UTILIZADOS:

Livro Dom Casmurro

Orientações sobre o Júri Simulado impressa.

Ficha de leitura orientada

Medalhas

Lanche especial

Os estudantes deram um Show na apresentação. 

Argumentos impecáveis.














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