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quinta-feira, 31 de agosto de 2023

PORTFÓLIO 2023 - INTERCLASSE 2023

 


PROJETO INTERCLASSE 2023

OBJETIVO: Projeto de intervenção por meio de jogos interclasse de forma democrática participativa da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos .Como ponto de partida, evidencia a prática pedagógica que é muito importante tanto para o os saberes curriculares quanto na aprendizagem, que busca evidenciar a práxis entre a teoria e a prática, compreendendo o contexto social do aluno, buscando ressignificar e construir uma educação voltada parra o saber da saúde.

INTRODUÇÃO:

Busca-se na elaboração deste trabalho, envolver toda a Escola no processo aprendizagem de educação física contextualizando a cultura corporal ao mesmo tempo que contempla prática social e fonte de conhecimento, promovendo além do ensino das técnicas, táticas e regras dos jogos o relacionamento entre os estudantes, a capacidade de concentração, a integração entre as equipes, estimulando a participação de forma democrática e a construção de novas regras.

A Educação Física tem uma grande importância no desenvolver das habilidades motoras dos estudantes. Desse modo, colocar em prática o seu desenvolvimento é colaborar para o seu aprendizado. Partindo desse pressuposto, a Escola propõe a finalidade de promover os jogos Inter Classe, oportunizando a interação social entre os estudantes e os mesmos colocarem em prática os seus conhecimentos sobre as modalidades desportivas desenvolvidas: Vôlei, futsal e carimbada, as quais são  áreas  desenvolvidas durante os períodos de aula.

Os jogos interclasse trazem um efeito interno de consolidação de um “nós”, identidade coletiva, permitindo o sentimento de orgulho de pertencer a uma Escola capaz de grandes performances, gerando reconhecimento social (BRACHT, 2005). O esporte passa a ser tratado como um dos recursos da cultura nas diversas demonstrações do movimento humano, para Kunz (2004 p. 20):

“o esporte é uma prática social de origem histórico-cultural, definida, e que precisa ser questionado especialmente em relação às suas normas, suas condições de adaptação à realidade social e cultural da sociedade que o pratica, cria e recria”.

 

OBJETIVO GERAL: Engrandecer o conhecimento e a interação social dos estudantes com relação às modalidades desportivas desenvolvidas no Inter classe promovendo a quebra da rotina no ambiente escolar e incentivando a prática de atividades saudáveis.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

         ·         Praticar os esportes oferecidos pela escola, usando as habilidades técnicas e táticos básicas aprendidas;

·         Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicas nas modalidades esportivas;

·         Definir as questões a serem discutidas entre os alunos sobre o motivo de praticar ativamente das atividades de Educação Física;

·         Estimular a prática de atividades físicas nas aulas de Educação Física e fora delas;

·         Investigar uma nova forma de entender as atividades físicas e sua relação com a sua saúde individual e coletiva;

·         Identificar as formas de produção de preconceitos, posicionamentos discriminatórios em relação as práticas corporais e seus participantes;

·         Potencializar o envolvimento em contextos de lazer;

·         Ampliar a promoção da saúde.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 - Jogos de futsal entre classes;

- Jogos de vôlei entre classes;

- Jogos de carimbada entre classes;

 METODOLOGIA:

Vôlei: Esporte que acontece de forma coletiva realizado em uma quadra dividida por uma rede. Duas equipes disputam a partida com o objetivo de tocar a bola no campo adversário, a qual deve ser arremessada por cima da rede.

 

Futsal: A partida de futsal é dividida em dois tempos de 20 minutos cada, onde ocorre domínio de bola, passe, condução, recepção, chute e cabeceio, vence quem tiver maior saldo de gols.

 

Carimbada:  O propósito desse jogo é eliminar o adversário atingindo-os ("queimando-os") com a bola. O time vencedor é aquele que conseguir "queimar" o maior número de jogadores.

 

PROGRAMAÇÃO:


             Os Jogos Inter Classes serão realizados durante os dias 05/08, 26/06, 16/09 sábados Letivos no período da manhã das 7:00 horas  as 11:30 horas e nos dias 18/09, 19/09, 20/09 e 21/09 no período da manhã das 9:45 horas às 11:30 horas.

As grades dos jogos que serão disputadas estão em anexo.

 

Anexo 1: manhã (voleibol, futsal e carimbada).


LOCAL
Os Jogos Inter Classe serão realizados na quadra da Escola.

MATERIAIS


- Bolas de futsal;
- Bolas de carimbada;
- Apitos;
- jogos de cartão;
- Cronômetro;
- Canetas;
- Folhas chamex;
- Rede de futsal;

- Rede de vôlei;


 

PROFESSORES DE ED. FÍSICA:

Fernando Humberto Silva Fonseca e Ellen Magalhães Fraga.

 

CONSIDERAÇÕES:

Durante os jogos, teremos a oportunidade de que nossos estudantes tenham a chance de lidar com os sentimentos, o medo, a timidez, a resiliência, valores positivos como a cooperação, o respeito, tolerância, etc., sendo um momento de festa onde cada estudante participará de atividades de forma ativa desenvolvendo e enriquecendo suas capacidades, habilidades e potencialidades.

 

HABILIDADES BNCC DESENVOLVIDAS NO PROJETO DE INTERCLASSE:

 

  • (EM13LGG502) Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
  • (EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
  • (EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo.
  • (EF09EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
  • (EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
  • (EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.

 

COMPETÊNCIAS ESPERADAS DE ACORDO COM A LDB E BNCC:

 

1ª- Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2ª- Pensamento Crítico e Criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3ª- Repertório Cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4ª- Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 5ª- Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva

6ª- Trabalho e Projeto de Vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7ª- Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8ª- Autoconhecimento e Autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9ª- Empatia e Cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10ª- Responsabilidade e Cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 BIBLIOGRAFIA:

BRACHT, V. A Constituição das Teorias Pedagógicas da Educação Física Escolar. Cadernos Cedes, n 48, p 69-88, 1999.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 2004.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 09 ago. 2023.

Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

VOLEIBOL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikipedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Voleibol&oldid=65925224>. Acesso em: 14 ago. 2023.

FUTSAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikipedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Futsal&oldid=65820562>. Acesso em: 14 ago. 2023.

QUEIMADA (JOGO). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikipédia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Queimada_(jogo)&oldid=65992825>. Acesso em: 14 ago. 2023.











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