Tema motivador: Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil
Autores:
3º REG 01 Euclides da Cunha
3º REG 02 Carlos Drummond de Andrade
3º REG 03 Mário de Andrade e Cecília Meireles
3º REG 04 Clarice Lispector
3º REG 05 Introdução
3º REG 06 Lima Barreto
3º REG 07 Ariano Suassuna
Habilidades:
EM13LP15: Planejar, produzir,
revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz
respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a
respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia.
EM13CHS502 - Analisar situações
da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e
identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o
respeito às diferenças e às liberdades
EM13CHS501 - Analisar os
fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando
processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a
liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência
democrática e a solidariedade.
(EM13LGG501) Selecionar e
utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir
socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações
construtivas, éticas e de respeito às diferenças.
EM13MAT406: Construir e
interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em
pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que
inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.
1. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Estimular o desenvolvimento do hábito da leitura entres os alunos
e, com isso, estimular a formação de cidadãos críticos e preparados para
enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
2.2 Objetivos Específicos
a) Despertar o interesse dos
alunos pela leitura, proporcionando uma experiência prazerosa e significativa.
b) Incentivar a reflexão sobre
as obras lidas, estimulando a análise e a interpretação dos textos.
c) Contribuir para formação de
leitores autônomos, capazes de selecionar e interpretar textos de acordo com
seus interesses e suas necessidades.
d) Incentivar a troca de ideias
e a construção de conhecimento coletivo, por meio da realização de atividades
em grupo e a discussão de temas relacionados à leitura.
e) Buscar a integração da
leitura ao currículo escolar, relacionando-a a diferentes disciplina e áreas do
conhecimento.
2. Metodologia
Para implementação e realização desse projeto de leitura alguns
passos deverão ser seguidos.
3.1 Grupos de trabalho
O trabalho será em grupo de 4 alunos podendo alguns grupos serem
maiores ou menores dependendo da quantidade de alunos de cada turma. Os alunos
devem dividir as fatias entre si, sendo que casa aluno terá duas partes para
preparar.
3.2 Escolha das obras literárias
Os grupos de alunos serão levados à biblioteca e farão a escolha
das obras literárias que serão estudadas por eles. As obras disponibilizadas
serão escolhidas previamente pelos professores.
3.3 Estudo sobre as obras literárias
Ao fazer a leitura das obras literárias os alunos deverão explorar
aspectos relacionados à estrutura narrativa, ao estilo do autor, às referências
culturais presentes na obra, às ideias e valores transmitidos pelo texto, entre
outras questões.
Os professores podem propor diferentes atividades relacionadas as
leituras, tais como: discussão sobre as obras, seminário expositivo,
apresentação de resumos e resenhas, pesquisa sobre outras obras pertencentes a
mesma escola literária, entre outras.
3.4 Confecção da Pizza Literária
A partir da leitura e discussão da obra, os alunos deverão
produzir uma pizza literária. Quanto a confecção da pizza, o grupo pode
escolher uma pessoa que tenha mais aptidão artística para produzi-la.
a) Faça um círculo grande;
b) Dentro do círculo faça uma cruz
dividindo o círculo em quatro partes iguais;
c) Desenhe por último um X para
obter exatamente 8 partes, ou seja, oito fatias de pizza.
3.5 Conteúdos a serem inseridos nas fatias
·
1ª fatia- Ficha literária: nome do livro, autor (a), ilustrador
(a), editora, número da edição, ano de publicação.
·
2ª fatia- Informações sobre o autor (a) do livro (biografia).
·
3ª fatia- Síntese do livro (breve resumo).
·
4ª fatia- Contexto Histórico
·
5ª fatia temática abordada
·
6ª fatia- A obra e a
política
·
7º fatia- A obra e a sociedade
·
8ª fatia- Qual lição o grupo aprendeu com o livro escolhido? Qual
parte o grupo mais gostou?
Recursos
Para execução do projeto serão necessários os
seguintes recursos: caixas usadas de pizza, livros, folhas de papel A4, lápis,
caneta, borracha, lápis de cor, tinta guache, pincel.
Vale ressaltar que os livros serão
disponibilizados pela biblioteca da escola. Todos os materiais serão
arrecadados durante o estudo das obras, portanto não há previsão de gastos.
Data de Apresentação:
___________/______________/___________
Referências
Imagem 1. Disponível em: https://linguagemeafins.blogspot.com/2019/10/atividades-literariassugestoes.html. Acessado
em abril de 2023.
Oficinas de Leitura. Disponível em: https://www.facamp.com.br/facamp/oficinas-de-leitura
IMAGENS E VIDEOS DO EVENTO QUE FOI UM SHOWWWWWWWWWWW!
😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋
OFICINA DE ARTES - MÃOS NA MASSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário