Livro motivador: Terra Negra Cristiane Sobral
Habilidades:
Objetivos gerais:
Composição do
Jornal Escolar: Reportagem da capa
Estrutura
Crônica
Estrutura:
Charge
Artigo de opinião sobre a
obra Terra Negra
Estrutura
Assinatura
PODCAST: Leitura
e análise dos poemas dentro das
temáticas abordadas no jornal.
Temas desenvolvidos:
2º REG 01 Preconceito Estrutural - Abordagens
2º REG 02 Padrão de Beleza: Cabelo e Pele
2º REG 03 Influência da cultura
africana na dança.
2º REG 04 Representatividade: Personalidades
2º REG 05 Desigualdade Social
2º REG 06 Identidade Cultural
2º REG 07 Políticas Públicas e legislação
Habilidades:
EM13LP15: Planejar, produzir,
revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de
produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido
e à imagem que se pretende passar a respeito
de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos
de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito,
intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes
culturas, tempos e espaços, identificando processos
que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a
cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
(EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de
forma consciente e intencional para interagir
socialmente em práticas
da cultura corporal,
de modo a estabelecer relações
construtivas, éticas e de respeito
às diferenças.
EM13MAT406: Construir e interpretar tabelas e gráficos de
frequências com base em dados obtidos em pesquisas
por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que
interrelacionem estatística, geometria e álgebra.
Competências:
Competência Geral 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)
Realizar a elaboração de um jornal escolar que busca contemplar a realidade dos alunos e da comunidade na qual a escola está inserida.
Usar o jornal na Educação como material
pedagógico auxiliando na aprendizagem e no desenvolvimento de práticas de leitura e produção de textos,
indicando a importância desta prática de letramento na formação dos leitores e produtores de textos.
Analisar a influência que a mídia tem na vida dos alunos e no seu dia-a-dia repleto de situações de práticas sociais que se utilizam a leitura e a escrita.
Reconhecer a estrutura dos jornais e de alguns gêneros jornalísticos através da leitura e análise de textos seguindo para a produção de um jornal escolar.
Elaborar podcast
sobre as temáticas abordadas no jornal escolar.
A reportagem da capa deverá expor os fatos relevantes ao tema abordado por cada turma, utilizando a linguagem padrão, estabelecendo conexões entre os acontecimentos abordados através de pesquisa e análise gráfica.
Manchete: compõe-se de frases curtas e objetivas; apresenta-se em letras de maior destaque, visando despertar o interesse do leitor para o que se quer comunicar.
Título auxiliar: complementa o título principal, isto é, a manchete, com o objetivo de aumentar o interesse do leitor pelo conteúdo da notícia ou reportagem.
Lide: constitui o primeiro parágrafo, que apresenta, de forma resumida, aspectos relevantes da informação sobre a qual a reportagem ou notícia versa, respondendo a questões como: O quê? Quem? Quando? Como? Onde? Por quê?
Corpo da reportagem:
consiste no texto desenvolvido, com a apresentação mais pormenorizada dos
pontos relevantes ao assunto tratado.
A crônica jornalística é caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos – em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles – e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado.
Enredo: história da trama, onde surge o tema ou o assunto que será narrado. Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários. Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida.
Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história.
Foco narrativo: é o tipo de narrador que pode ser um personagem da trama, um observador ou ainda onisciente.
A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano. É composta de linguagem verbal e não verbal.
O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. Escreva um artigo de opinião sobre a obra Terra Negra apresentando os principais aspectos, suas temáticas mais relevantes para a atualidade, persuadindo o leitor a ler para desfrutar de toda reflexão provocada pela obra.
Introdução (exposição): apresentação da obra e suas principais características que será discorrida durante o artigo
Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados para a relevância da obra para a atualidade.
Conclusão (opinião): finalização do artigo com a conclusão das ideias apresentada
Biografia
A biografia é um tipo de texto que conta a história da vida de alguém. Ela é escrita na terceira pessoa, ou seja, por um narrador que não participa dos fatos contados. Os fatos seguem a ordem dos acontecimentos durante as fases da vida de alguém, que pode ser uma pessoa ou personagem. A palavra biografia é composta pelos termos de origem grega bio (que significa vida) e grafia (que significa escrita). Narre os principais fatos da vida da autora Cristiane Sobral, curiosidades, carreira, infância, adolescência, experiência marcante, etc.
Estrutura: nascimento, principais feitos,
obras, morte, curiosidades.
ALGUNS TRABALHOS DESTAQUES REALIZADOS COM
SUCESSO.
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário