PROFESSORA:
IOLANDA BORGES
Além
de trabalhar compreensão de texto e vocabulário da Língua Inglesa, o projeto
visa levantar a questão do Bullying e da violência nas escolas e compartilhar
com os alunos do Ensino Fundamental I uma mensagem de motivação.
JUSTIFICATIVA
Neste
ano de 2023 muitos casos de violência nas escolas foram noticiados na mídia
brasileira. O projeto foi pensado levando em consideração essa discussão no
intuito de repensar este espaço,
despertar e estimular os alunos à empatia e socialização, motivando-os a
transmitir uma mensagem motivacional às crianças do período vespertino do
Ensino Fundamental I.
DESENVOLVIMENTO
No
percurso do 2º Bimestre foi trabalhado com os alunos dos 3º anos o gênero
textual Relato Pessoal. Este gênero veio retratado na unidade 15 do livro
Moderna Plus (ALMEIDA, 2020), com o título “Would you like to be treated that
way?” (Você gostaria de ser tratado dessa forma?).
O
relato, verídico, é contato pela jornalista Carly Weeks que descreve,
minuciosamente, os abusos e bullying que sofreu na infância e na adolescência
na escola.
Os
alunos puderam trabalhar vocabulário, leitura e compreensão de texto na Língua
Inglesa. Além disso, também foram levantadas questões trazidas pelo livro para
uma reflexão ampla sobre o assunto ligando o tema à questão da violência nas
escolas.
Após
a discussão do tema, os alunos começaram a assistir ao filme Sementes Podres
(KHEIRON, 2018), que conta a história de um jovem atormentado pelo seu passado
que vive de trapaças e de pequenos golpes junto com sua mãe adotiva. No
decorrer do filme o protagonista encontra redenção como mentor de grupo de
estudantes com dificuldades.
Pensando
no assunto surgiu a ideia de criar e compartilhar as camisetas com imagens e
mensagens positivas pelos pátios da escola, para que estudantes de todos os
turnos possam exercitar o seu inglês e motivar estudantes em todos os níveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário