PROJETO DE LITERATURA
“SUSSURRO NAS TRAVAS E A LITERATURA GÓTICA DO ROMANTISMO NO BRASIL”.
TEMA
O Romantismo gótico no Brasil do século XIX.
OBJETIVOS
GERAL
Compreender o imaginário nacional brasileiro no século XIX.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a leitura de contos do Romantismo gótico no Brasil;
Entender o papel de Álvares de Azevedo no Ultrarromantismo brasileiro;
Discutir a temática gótica do ponto de vista moral;
Discutir o papel das culturas letradas na produção da identidade brasileira do século XIX (BNCC EF08HI22).
PROBLEMATIZAÇÃO
“O clima romântico das letras, entre outras características, promoveu uma identidade original capaz de dar sentido aos membros da nação. Uma tarefa que almejava não apenas se auto afirmar, mas aproximar a relevância das nossas ideias às modernas nações europeias.
O romântico não via as coisas como eram, mas projetava como deveriam ser, idealizou um universo de sentidos (...).” (Miriam Pereira Cardoso, in: Identidade e Romantismo Brasileiro no século XIX).
A partir desse ponto de vista, a segunda geração do movimento romântico, no Brasil, idealiza uma realidade que segue a orientação europeia do “mal do século”, cuja morbidez toma conta da produção de alguns autores. Nesse sentido, a obra “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo representa perfeitamente a influência byroniana na representação de elementos que se entrecruzam, para tratar de violência, corrupção, adultério, traição e morte. As reflexões críticas, no modo de cada narrador relembrar suas ações passadas, remetem ao cerne das tragédias gregas que mostra, independentemente da consciência ou não dos erros cometidos, o castigo a cada ser humano por ter se desviado do bem.
METODOLOGIA
Além do conteúdo sobre o movimento cultural, explanado em sala de aula e a leitura da obra “Noite na taverna”, os alunos e alunas serão estimulados a produzirem um PodCast (O PodCast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda, pois o ouvinte escolhe o assunto ou tema, pode ouvir o que quiser, no momento em que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio).
É notório que, na cultura brasileira, a prática da comunicação oral tem mais espaço que a comunicação escrita. Todavia, a escola não tem priorizado o ensino da oralidade em sala de aula. Visto que o PodCast foi apontado pela BNCC (2018) como um dos instrumentos a serem utilizados para desenvolver a linguagem oral na escola, considerou-se pertinente o uso desse mecanismo para a avaliação da leitura e síntese das reflexões feitas durante a aula.
ACOMPANHAMENTO e AVALIAÇÃO
Durante a apresentação, será solicitado aos ouvintes que avaliem, utilizando a pontuação de 1 (insatisfatório); 2 (ruim); 3 (regular); 4 (bom); a 5 (excelente), no seguinte roteiro:
- As informações foram apresentadas de forma clara e objetiva. ( )
- A estrutura está completa: saudação, notícia, encerramento. ( )
- Qualidade da voz: modulando emoção e boa dicção. ( )
- Linguagem culta, mas não tão formal e pertinente ao tema. ( )
- Fala fluente, não houve apenas a leitura do conteúdo. ( )
- Cuidado com o uso de marcas da oralidade. ( )
Obs.: Marcas da oralidade exageradas: “Então”; “né”, “hum”; “uai”, “tipo” ou outras que se repetem de forma desnecessária.
TRABALHOS REALIZADOS:
os estudantes criaram jornais, Podcast, post no YOUTUBE seguindo a metodologia e orientação do professor.
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