Em um cenário em que tantos alunos chegam desmotivados ou com bloqueios em relação à Matemática, o uso de jogos resgata o prazer de aprender, fortalece a autoestima e abre espaço para a construção de uma relação mais positiva com a disciplina. A utilização de jogos no ensino da Matemática é uma prática pedagógica eficaz e motivadora no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos possibilitam que os alunos vivenciem conceitos matemáticos de forma prática e lúdica, promovendo uma aprendizagem mais concreta e duradoura.
O JOGO ARANHA ASSASSINA E SUA ADAPTAÇÃO PARA REVISÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, POIS APRENDER BRINCANDO TAMBÉM É APRENDER COM QUALIDADE.
A revisão de conteúdos é um momento essencial no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em Matemática, disciplina que exige prática, atenção e compreensão contínua. No entanto, é comum que os alunos cheguem a esse momento com cansaço, ansiedade ou até desmotivação. É nesse contexto que os jogos pedagógicos se tornam grandes aliados do professor e do aluno.
Ao utilizar jogos para revisar conteúdos matemáticos, o professor transforma a revisão em uma atividade prazerosa, dinâmica e interativa. O ambiente da sala de aula muda: o que era tensão se transforma em envolvimento; o que era passividade dá lugar à participação ativa dos estudantes.
COMO FUNCIONA?
A sala deve ser dividida em até 4 grupos, cada um representando uma cor ou um inseto, alimento natural das aranhas. O professor elabora uma quantidade relativa de questões objetivas de matemática, de modo que os grupos devem respondê-las uma a uma e apresentá-las ao professor para verificar se estão corretas ou erradas.
Se a questão estiver errada o grupo avança uma casa no tabulero. se a resposta estiver correta, a peça do grupo fica parada. Vence o jogo quem errar menos, pois o erro das questões aproxima as peças da ARANHA ASSASSINA, que está no topo do tabuleiro esperando a sua refeição.
ROLOU ATÉ BRINDE PARA A EQUIPE VENCEDORA
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