Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 17 de abril de 2023

PORTFÓLIO 2023 - TRABALHO REALIZADO PELO PROFESSOR MARCELINO NO COMPONENTE CURRICULAR - PRÁTICAS COMUNICATIVAS E CRIATIVASNoite na Taverna - Podcast



PROJETO DE LITERATURA 

“SUSSURRO NAS TRAVAS E A LITERATURA GÓTICA DO ROMANTISMO NO BRASIL”. 


TEMA

O Romantismo gótico no Brasil do século XIX.

 

OBJETIVOS

GERAL

Compreender o imaginário nacional brasileiro no século XIX.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a leitura de contos do Romantismo gótico no Brasil;

Entender o papel de Álvares de Azevedo no Ultrarromantismo brasileiro;

Discutir a temática gótica do ponto de vista moral;

Discutir o papel das culturas letradas na produção da identidade brasileira do século XIX (BNCC EF08HI22).

 

PROBLEMATIZAÇÃO

“O clima romântico das letras, entre outras características, promoveu uma identidade original capaz de dar sentido aos membros da nação. Uma tarefa que almejava não apenas se auto afirmar, mas aproximar a relevância das nossas ideias às modernas nações europeias.

O romântico não via as coisas como eram, mas projetava como deveriam ser, idealizou um universo de sentidos (...).” (Miriam Pereira Cardoso, in: Identidade e Romantismo Brasileiro no século XIX).

A partir desse ponto de vista, a segunda geração do movimento romântico, no Brasil, idealiza uma realidade que segue a orientação europeia do “mal do século”, cuja morbidez toma conta da produção de alguns autores. Nesse sentido, a obra “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo representa perfeitamente a influência byroniana na representação de elementos que se entrecruzam, para tratar de violência, corrupção, adultério, traição e morte. As reflexões críticas, no modo de cada narrador relembrar suas ações passadas, remetem ao cerne das tragédias gregas que mostra, independentemente da consciência ou não dos erros cometidos, o castigo a cada ser humano por ter se desviado do bem.

 

METODOLOGIA

Além do conteúdo sobre o movimento cultural, explanado em sala de aula e a leitura da obra “Noite na taverna”, os alunos e alunas serão estimulados a produzirem um PodCast (O PodCast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda, pois o ouvinte escolhe o assunto ou tema, pode ouvir o que quiser, no momento em que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio).

É notório que, na cultura brasileira, a prática da comunicação oral tem mais espaço que a comunicação escrita. Todavia, a escola não tem priorizado o ensino da oralidade em sala de aula. Visto que o PodCast foi apontado pela BNCC (2018) como um dos instrumentos a serem utilizados para desenvolver a linguagem oral na escola, considerou-se pertinente o uso desse mecanismo para a avaliação da leitura e síntese das reflexões feitas durante a aula.

 

ACOMPANHAMENTO e AVALIAÇÃO

Durante a apresentação, será solicitado aos ouvintes que avaliem, utilizando a pontuação de 1 (insatisfatório); 2 (ruim); 3 (regular); 4 (bom); a 5 (excelente), no seguinte roteiro:

 

  1. As informações foram apresentadas de forma clara e objetiva.       (      )
  2. A estrutura está completa: saudação, notícia, encerramento.            (      )
  3. Qualidade da voz: modulando emoção e boa dicção.                       (      )
  4. Linguagem culta, mas não tão formal e pertinente ao tema.             (      )
  5. Fala fluente, não houve apenas a leitura do conteúdo.                      (      )
  6. Cuidado com o uso de marcas da oralidade.                                     (      )

 

Obs.: Marcas da oralidade exageradas: “Então”; “né”, “hum”; “uai”, “tipo” ou outras que se repetem de forma desnecessária.

TRABALHOS REALIZADOS:

os estudantes criaram jornais, Podcast, post no YOUTUBE seguindo a metodologia e orientação do professor.


POST NO YOUTUBE:









Para acessar o trabalho a cima, clique no link: 

Se preferir, acesse pelo QR CODE abaixo:


quinta-feira, 6 de abril de 2023

PORTFÓLIO 2023 - MOÇÃO DE APLAUSOS OFERECIDA À ESCOLA E.E.P.J.F.S., PELA COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS, SOCIAIS E CONSUMIDOR

 No dia 04/04/2023, a Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, recebeu a Moção de Aplauso pelo relevante trabalho desenvolvido na área educacional aos alunos da Educação Básica. A moção é em alusão ao Dia da Escola, comemorado, anualmente, no dia 15 de março, data esta, que celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população:a escola.

A escola foi representada peloVice-Diretor e Coordenador do Novo Ensino Médio: Leandro Bessa. Na ocasião, o professor de sociologia: Guilherme Fernando Schnekenberg, também foi homenageado representando os professores da Educação Especial.






Na ocasião foi entregue à presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Sociais e Consumidor: vereadora LIZA PRADO um documento denominado: "O DISCURSO QUE NÃO FOI LIDO", o qual é composto por um breve histórico da Escola, sua importância para a comunidade do Bairro Luizote de Freitas na década de 80, um panorama da educação na região da Zona Oeste de Uberlândia, que nos últimos anos tem se desenvolvido, sem entretanto, a construção de escolas de Ensino Médio para garantir as vagas de estudantes a esse nível de ensino.


"DISCURSO QUE NÃO FOI LIDO"


Apresentação

Eu sou Leandro Bessa, estou na vice-direção da escola Juvenília Ferreira dos Santos, responsável pelo Ensino Fundamental 2 , turno vespertino e também sou coordenador do novo ensino médio na escola turno matutino. Estou aqui representando, o Diretor da Escola, Luiz Antônio que já tinha outros compromissos, mas que ficou muito contente com Menção recebida pela escola a qual ele é o gestor.

BREVE HISTÓRICO

A E.E. Professora Juvenília Ferreira dos Santos, teve seu início de funcionamento no ano de 1981, com o nome de Escola Estadual de 1º Grau do Conjunto Habitacional Luizote de Freitas, para atender da 1ª à 8ª série do 1º Grau. Inicialmente, com apenas 2 pavilhões que eram o laranja e azul, era composto de 08 salas de aulas, cantina e banheiro na atual localização. A secretaria e mais 08 salas de aulas funcionavam em dependências na AV. José Fonseca e Silva, onde hoje é a sede da Associação de Moradores do bairro Luizote de Freitas.

Em 1985, a escola teve seu nome alterado para Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Professora Juvenília Ferreira dos Santos, numa homenagem à ilustre professora e mãe do então Deputado Estadual Homero Santos.

A partir de sua fundação, a escola veio aumentando em tamanho e em importância para toda a Zona Oeste da cidade de Uberlândia.  A escola que foi criada para atender aos moradores do conjunto Habitacional Luizote de Freitas, (fundado em 1980), hoje somos 158 servidores, atendendo a 2012 estudantes oriundos dos bairros: JARDIM EUROPA, MANSOUR, JARDIM CÉLIA, PEQUIS, HEBRON, MORADA NOVA, JARDIM PATRÍCIA, DONA ZULMIRA, PLANALTO, CIDADE VERDE, CÓRREGO DO ÓLEO, CHÁCARAS TUBALINA, FRUTA DO CONDE, E ATÉ MESMO DOS LONGÍNQUOS BAIRROS: LARANJEIRAS, SHOPPING PARK E MORUMBI.

Ressalto aqui que, a demanda é muito maior que a capacidade que conseguimos absorver, temos lista de espera de estudantes aguardando uma vaga para todas as séries desde o início do ano letivo, e infelizmente não conseguimos alocá-los.

Diariamente são muitas mães, pais, avós que se dirigem até a escola em busca de uma vaga e é muito triste para nós gestores e educadores, falar que não temos vaga. Sinto em dizer que são muitos estudantes que não estão matriculados em escola alguma, porque as vagas disponíveis são muito longe de suas casas e as famílias não conseguem arcar com os custos de transporte para os estudantes fora do bairro.

Aproveito, aqui este momento que estou na casa do povo, para informar que a nossa Zona Oeste, carece com urgência de CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS, PRINCIPALMENTE DE ENSINO MÉDIO PARA atender à demanda de vagas para os estudantes da região que cresceu muito nos últimos anos, mas não foi construída uma escola estadual sequer, para suprir a necessidade desta nova comunidade que se formou.

Devemos aprender com a história do Conjunto Habitacional Luizote de Freitas, que se transformou em um importante bairro de Uberlândia, graças a sensibilidade de pessoas que perceberam que, não era só importante construir casas, mas construir bases sólidas oriundas de uma escola. Ou seja, a Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos se desenvolveu com o bairro Luizote de Freitas o bairro Luizote de Freitas desenvolveu-se com a Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos.

AGRADECIMENTOS:

Enfim, foi um grande prazer representar a ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUVENÍLIA FERREIRA DOS SANTOS e dizer que é um grande prazer contribuir com a formação de cidadãos críticos, inteligentes, ativos que com certeza irão auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária e conscientes de seus direitos e deveres.

Essa homenagem recebida faz muita diferença para nós. Este sinal de reconhecimento, simboliza que estamos no caminho correto.

A EDUCAÇÃO VALE A PENA.

 

Grande Abraço a todos.



segunda-feira, 3 de abril de 2023

PORTFÓLIO 2023 - ELEIÇÕES DIGITAIS: MODERNIZANDO O PROCESSO DE ESCOLHA DE REPRESENTANTES DE TURMA

Nos dias 23/03 e 24/03 realizamos as eleições para representante de turma. Mas desta vez, algo mudou. Ao invés de utilizarmos o método tradicional de votação com cédulas de papel, optamos por uma opção mais moderna e prática: a eleição digital.

Para isso, utilizamos o programa Apartaquem, que possibilitou que nossa eleição fosse totalmente digital. A urna simulava uma urna eletrônica, e os alunos puderam votar utilizando um computador da escola.

Para os alunos, essa mudança foi muito positiva. Além de ser uma forma mais moderna e prática de votação, a eleição digital permitiu que todos pudessem participar de forma segura, e rápida. Com apenas alguns cliques, foi possível escolher o representante de turma que mais se identificavam e acreditavam que seria o melhor para o grupo.

Mas não foi apenas para os alunos que a eleição digital trouxe benefícios. Para a escola, também foi uma forma de modernizar o processo eleitoral, tornando-o mais rápido e eficiente. Além disso, a utilização de um programa como o Apartaquem, que garante a segurança do processo de votação, ajudou a evitar possíveis fraudes ou problemas com a contagem de votos.

Enfim, a eleição digital foi uma experiência muito positiva para todos os envolvidos. E essa é uma prova de que a tecnologia pode ser uma grande aliada para tornar os processos do dia a dia mais simples e eficientes. Parabéns aos alunos e à escola pela iniciativa de adotar uma solução moderna e prática para as eleições de representantes de turma!


















domingo, 2 de abril de 2023

PORTFÓLIO 2023 - VISITA AO TEATRO MUNICIPAL "ESPETÁCULO: TREZE RAZÕES"

 No dia 29/03/2023 as turmas dos 2º anos do Ensino Médio, visitaram o teatro Municipal de Uberlãndia

Na data de 29/03/2023, esteve em turnê a Uberlândia a Companhia Teatral Stars, apresentando a peça TREZE RAZÕES, inspirada na série adolescente “Thirteen Reasons Why”, (Os treze porquês). 

O espetáculo tem como teia e permeia por diversos assuntos como o bullying, inclusão social, assédio moral, depressão na adolescência, suicídio, drogas, entre outros assuntos atuais, que envolvem o universo dos estudantes e adolescentes.

Dessa forma, não perdemos a oportunidade de proporcionar aos estudantes das turmas de 2º ANOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR 01, 02 e 04, ( áreas de Linguagens e suas Tecnologias  e  Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias respectivamente) de nossa escola, a uma visita ao Teatro Municipal de Uberlândia, para que pudessem assistir a uma apresentação da peça teatral, bem como para conhecerem o Teatro Municipal de Uberlândia, patrimônio histórico municipal projetado pelo conhecidíssimo arquiteto Oscar Niemeyer.

Os estudantes gostaram muito da peça, do teatro, do passeio, deram mostra de bom comportamento e estão prontos para o próximo passeio.